NOTÍCIAS

“O Brasil que insiste em dar certo. ”

07/JUN/2021

 

Esse foi o título da palestra que o deputado federal Jerônimo Goergen fez como convidado especial do Ideias na Mesa da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), nesta segunda-feira (07), no formato online.

 

O presidente da ACIC Cassiano Scheibe Vailatti, agradeceu a presença do deputado e fez menção a importância de sua participação. “O deputado Jerônimo é um grande parceiro da nossa entidade, e um habitual participante dos nossos eventos. Tenho certeza de que nos trará muitas novidades sobre esse nosso Brasil, que vive momentos desafiadores em todos os seus setores, sem abrir mão de uma visão otimista da nossa situação”, disse Vailatti

 

O deputado iniciou sua explanação apontando a retomada da economia e as reformas estruturais que o País precisa, citando alguns avanços já alcançados como o marco legal do saneamento básico. “Sancionado em julho de 2020, o principal objetivo da legislação é universalizar e qualificar a prestação dos serviços no setor. A meta do Governo Federal é alcançar a universalização até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e a coleta de esgoto” afirmou Goergen. Outro ponto referido pelo deputado gaúcho foi a Nova Lei do Gás, que se refere a revisão do marco legal em prol da formação de um mercado de gás natural aberto, dinâmico e competitivo.

 

A independência do Banco Central (BC) também foi ponto importante mencionado por Jerônimo Goergen, com algumas alterações propostas intuindo mais autonomia e idoneidade para o comando do BC. “Propomos um mandado de quatro anos, tanto do presidente quanto dos seus diretores, não coincidindo com o mandato do presidente da república colocando fim as pressões políticas e mais segurança nas tomadas de decisões no que tange a economia do País” ressalva.

 

Reforma Administrativa

 

A reforma administrativa é uma das pautas mais solicitadas pela sociedade, segundo Goergen o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira confirmou a criação da comissão mista que discutirá o mérito da reforma administrativa (PEC nº 32/2020). A matéria já teve sua admissibilidade aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara. “O texto da reforma administrativa foi apresentado pelo governo federal em 2020 e afeta apenas os novos servidores da administração pública. Ele altera, entre outras coisas, regras de estabilidade, estabelecendo vínculo de experiência e avaliação de produtividade” enfatiza o deputado. Ainda dentro do tema da reforma a tributária foi citada, o ideal seria fazer uma ampla reforma, no entanto, a equipe econômica pretende enviar ao Congresso um projeto para ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) da pessoa física de R$ 1,9 mil para até R$ 2,5 mil. A medida faz parte do esforço para aprovar a reforma tributária fatiada no Congresso. “É preciso fazer uma reforma administrativa para que possa haver uma diminuição da carga tributária, fora isso não há possibilidades para viabilizar menos impostos para nós”, disse Jerônimo.

 

Jerônimo Goergen finalizou sua participação falando da Lei de Liberdade Econômica e enfatizando a importância do agronegócio para a economia no País. Embora o sucesso do agronegócio seja uma constatação evidente, o deputado federal advertiu sobre os verdadeiros números que rondam o agro. “Apesar do resultado recorde do PIB em 2021, a cadeia produtiva agrícola ainda se recupera de um cenário adverso de anos anteriores”, e ainda citou que “no setor primário, atividade dentro da porteira, por exemplo, a renda real recuou 20% de 2017 a 2019, apesar do crescimento de 20% da produção no mesmo período. ”

 

O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas, Carazinho Veículos; Supermercado Economia e E-Atacarejo; Schuster & Medeiros; Seanet, Radiologia Carazinho; Sicredi e SM Construções.

 

Assessoria de Comunicação ACIC

Jaciara A. Silva – Jornalista – MTB 14.282