NOTÍCIAS

“A Universidade busca a sinergia que leva a transformação da comunidade.”

19/NOV/2018

 

 

“A Universidade busca a sinergia que leva a transformação da comunidade.”

Assim Bernadete Maria Dalmolin, primeira Reitora Mulher da Universidade de Passo Fundo (UPF) abriu o Ideias na Mesa desta segunda-feira (19) na Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC). Bernardete é Doutora e Mestra em Saúde Pública com especialização em Saúde mental e Administração Estratégica em Saúde. Além de possuir MBA em Gestão do Ensino Superior e leciona na UPF desde 1992, agora Reitora na gestão 2018/2022.  Bernadete Dalmolin veio acompanhada do vice-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Antônio Thomé; o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Rogério da Silva e também o vice-reitor Administrativo Cristiano Cervi. A diretora do campus UPF Carazinho Munira Awad também participou da reunião almoço. 


Na reunião almoço o presidente da ACIC Cassiano Scheibe Vailatti, reforçou a satisfação em termos um Campus da UPF em Carazinho e a presença da reitora na entidade. “Agradeço em nome da entidade a presença da Reitora aqui no Ideias na Mesa, e reforço o pensamento de que o ensino é indispensável para que qualquer Nação evolua e a UPF tem essa missão, a missão de sair fora da sala de aula e tornar-se fundamental não apenas para o aluno, mas ara toda a comunidade que a cerca” ressalva o presidente.

 

A Universidade de Passo Fundo, na pessoa da Reitora Bernadete veio até a ACIC com o intuito de promover um diálogo em relação as questões de ordem política e social através da Universidade Comunitária, um conceito de interlocução. “A Universidade Comunitária consiste na interlocução com o conjunto de sistemas educativos, econômico, social e cultural. A comunidade como expressão da sua cultura e como fator fundamental para busca de elementos significativos para seu crescimento e desenvolvimento” explica a Reitora.

 

Para que essa engajamento seja possível a Universidade de Passo Fundo busca possíveis interlocuções através do estabelecimento de parcerias em projetos educativos, descentralização de cursos de Pós-graduação, organização de ações integradas com a região acerca das prioridades e encontros periódicos dentre outros. “Necessitamos de um profundo diagnóstico de nossa comunidade e observarmos o que podemos fazer juntos para avançar, começar a fazer mais, inovar” assegura Bernadete.

 

UPF em Carazinho


A Universidade de Passo Fundo em seu campus Carazinho vem solidificando este conceito de interlocução, através das especializações, por exemplo. “Hoje temos a Especialização em Educação Socioambiental que forma educadores a partir da construção e da apropriação de conhecimento científico e tecnológico. Para o ano que vem, a UPF Campus Carazinho, disponibilizara MBA em Gestão Estratégica e Inovação de Negócios” explica a Reitora.

 

Bernadete Maria Dalmolin finaliza o encontro com a certeza de muitos desafios ao longo de sua gestão, mas também com a confiança de resultados positivos. “Nossa instituição entende que as relações com a comunidade crescem conforme as demandas, mas asseguro que estamos preparados para os novos desafios. Esse é um processo que sempre cresce e precisamos sempre nos reinventar.”


Na próxima segunda-feira, dia 26 de novembro, não haverá Ideias na Mesa em decorrência da Posse da Diretoria da ACIC na sexta-feira, 23.

 

O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas Hipermercado Boa Vista, Carazinho Veículos, Sicredi, SM Construções e Telha Certa.

Assessoria de Comunicação - Jaciara Silva – Jornalista/MTB 14.282