NOTÍCIAS

Deputado Estadual Giuseppe Riesgo participou do Ideias na Mesa da ACIC.

03/JUN/2019

 

Deputado Estadual Giuseppe Riesgo participou do Ideias na Mesa da ACIC.


Giuseppe Riesgo, Deputado Estadual (NOVO), foi o convidado do Ideias na Mesa desta segunda-feira (03) na Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC). Riesgo nasceu e foi criado na cidade de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul (RS), filho de mãe farmacêutica e pai médico seguiu uma carreira bem distante da dos pais, onde ingressou aos 17 anos na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Durante sua vida acadêmica participou do Diretório Acadêmico do curso, em 2014 conheceu o Clube Farroupilha, um clube que estuda e dissemina ideias liberais em sua cidade natal, o qual tornou-se presidente nos anos de 2016 e 2017.

 

Em 2017 Giuseppe decidiu entrar na política para fazer a diferença e tirar os entraves que o Estado impõe a classe trabalhadora e empreendedora. Filiou-se ao Partido NOVO e concorreu para o cargo de Deputado Estadual no Rio Grande do Sul nas últimas eleições e com o slogan “Foco na solução” Riesgo foi eleito com mais de 16.200 votos.

 

Cassiano Scheibe Vailatti, presidente da ACIC, agradeceu a presença do deputado. “Seja muito bem-vindo ao Ideias na Mesa, eu sou um entusiasta das ideias no Partido Novo, os objetivos do Novo vem de encontro com o que a ACIC defende e estamos aqui hoje para pôr as ideias na mesa e debater sobre as atuações da Assembleia Legislativa.”

 

Riesgo explanou um pouco sobre como nasceu o Partido NOVO, o objetivo e o quão foi difícil engajar pessoas realmente interessadas em inovar o exercício da política. “O NOVO foi idealizado em 2009 e criado efetivamente em 2015, pensando em respaldar o empreendedorismo e a desburocratização. Defendemos mais liberdade e menos impostos, além de um Estado menos inchado, pensamos que o Estado deve garantir a segurança, a educação e a saúde de qualidade” explica Giuseppe.  O Deputado Estadual ainda ressalvou que até o momento foi economizado cerca de meio milhão em verbas públicas destinadas a ele e ao seu colega Deputado Estadual do Partido Novo, Fabio Ostermann, dentro da Assembleia Legislativa. “Somos chamados de demagogos, mas eu sei que o dinheiro público vem de algum lugar, de alguém que paga, e é meu dever respeitar” afirma o deputado.

 

 

Atuação na Assembleia Legislativa.

 

 

Riesgo iniciou sua explanação agradecendo a oportunidade de estar em Carazinho. “É um privilégio estar presente aqui na ACIC, certamente com pessoas formadoras de opinião e me sinto lisonjeado pelo convite” agradece Riesgo.

 

O Deputado Giuseppe glosou aos presentes do Ideias na Mesa as pautas sobre em que ele está trabalhando dentro da Assembleia Legislativa, e uma delas é a luta contra o aumento de impostos e a destinação dos mesmos dentro da máquina pública. “É preciso usarmos adequadamente os impostos e não inflar ainda mais a máquina pública e nem sobrecarregar quem paga impostos” afirma o Deputado.

 

Outro projeto é Instalação na Assembleia Legislativa da Frente Parlamentar pela Revisão Legislativa Estadual, proposta pelo deputado Giuseppe Riesgo (NOVO). Conhecida como Frente do revogaço tem o objetivo de identificar, analisar e modernizar leis que representam entraves burocráticos ao RS.

 

Atualmente o Estado possui cerca de 10,8 mil leis que segundo Riesgo desestimula empresários a investir no RS. “Temos empresas com problemas financeiros, assim como nosso governo e não temos perspectivas de crescimento nos próximos anos, estamos perdendo competitividades com outros estados como Santa Catarina e Paraná. Precisamos remover entraves burocráticos para oportunizar o empreendedorismo” afirma Riesgo. 

 

De acordo com o Deputado Estadual, a frente irá propor a revogação de leis defasadas e a compilação de matérias que abordam sobre o mesmo assunto, e prevê a realização de encontros com deputados engajados no tema, visitas técnicas a entidades e uma audiência pública no mês de agosto.

Giuseppe finalizou com mais um de seus importantes projetos deste mandado, que é a parceria público/privada para o comando dos presídios estaduais, já que, segundo o Deputado “nosso sistema carcerário está um caos”, e seguindo o modelo do estado de Minas Gerais onde tem um presídio com comando público/privado de excelente qualidade. Segundo Riesgo, é necessária uma mudança no sistema carcerário do Rio Grande do Sul. “O preso não tem condições de ressocialização nos presídios do Estado, não se tem o mínimo de condições de sobrevivência, isso precisa ser mudado” finaliza o Deputado, que ainda disponibilizou seu gabinete para tratar de quaisquer assuntos referentes ao interesse da entidade e da comunidade carazinhense.

 

Estiveram presentes nesta reunião almoço, Hans Luiz Fassbinder, Chefe de Gabinete; Adelar Martins, Assessor Parlamentar; Arthur Marasca, Representante da Ordem DeMolay e Piero Pauletto da Costa, associado da ACIC.

 

 

O próximo convidado do Ideias na Mesa será Antônio Thomé, vice-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade de Passo Fundo – UPF.

 

 

O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas Hipermercado Boa Vista, Carazinho Veículos, Sicredi, SM Construções e Telha Certa.

 

Assessoria de Comunicação:

Jaciara A. Silva – Jornalista – MTB 14.282