NOTÍCIAS

Vice-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UPF foi o convidado do Ideias na Mesa

10/JUN/2019

 

 

Vice-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UPF foi o convidado do Ideias na Mesa.

 


Antônio Thomé, professor Titular, pesquisador da Universidade de Passo Fundo (UPF) e vice-reitor de Pesquisa e Pós Graduação foi o convidado especial do Ideias na Mesa desta segunda-feira (10) na Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC).


Thomé possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Fez mestrado e doutorado em Engenharia Civil (Geotecnia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 1998 realizou doutorado na University of Manitoba - Ca, com ênfase em Geotecnologia Ambiental e em 2014 concluiu Pós-Doutorado na University of Illinois at Chicago-EUA, na área de Remediação de Solos e Águas Subterrâneas.

 

Leciona nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Arquitetura e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGENG). Além de atuar em pesquisas na área de Engenharia Civil e Ambiental, com ênfase em Geotecnia Ambiental. Possui centenas de artigos publicados em revistas e anais de eventos na área de Geotecnia.

 

O presidente da ACIC Cassiano Scheibe Vailatti, abriu a reunião almoço agradecendo a presença do Doutor Thomé. “A universidade, muito mais que preparar o profissional para o mercado de trabalho, deve prepará-lo para o empreendedorismo, criando vias de desenvolvimento e fomentar o crescimento regional. A ACIC, está sempre ao lado da UPF e neste Ideias na Mesa é uma honra ter a presença do Antônio e do Giezi que aqui estão para nos mostrar mais sobre esses novos projetos da universidade” saúda Vailatti.  

 

Incubadora de Empresas UPF Carazinho.

 

 

Thomé veio à ACIC para tratar de um assunto muito pertinente no Campus Carazinho, a Incubadora de Empresas UPF, e disse sentir-se em casa. “Sinto-me em casa aqui em Carazinho e aqui na ACIC, estou feliz com o convite.”

 

Na ocasião o Coordenador da UPF TEC, Giezi Schneider, apresentou a ideia do que será voltado a Carazinho através do Campus. “Rede de inovação da UPF é a ideia de inovação com o papel de inovar e desenvolver novos projetos aproximando a comunidade da universidade” explica Schneider, e ainda afirma, que “a inovação deve ser cada vez mais parte da marca da UPF, e queremos que Carazinho nos ajude a concretizar isso.”

 

Giezi ainda citou o objetivo da Incubadora no Campus, “que é o mecanismo que visa induzir a criação de empreendimentos inovadores e promover a autonomia e a auto sustentação das empresas. Buscamos promover a inovação tecnológica gerando valor para a sociedade, as empresas e a universidade, além de dar suporte e infraestrutura para os negócios emergentes” diz Giezi.

 

O coordenador do projeto ainda ressalva acerca da importância das incubadoras e startups para o município de Carazinho e região. “Às vezes o empreendedor tem recurso financeiro para abrir seu negócio, mas não tem estrutura para seguir com o projeto e as incubadoras fortalecem a estrutura para esses empreendedores, e Carazinho está no mapa das startups” afirma Giezi Schneider.

 

Antônio Thomé finalizou a participação na reunião almoço disponibilizando o Campus Carazinho para as empresas que querem participar da Incubadora, “ou até mesmo as empresas que querem ser parceiras da UPF, inclusive com o espaço físico de dentro do Campus. Queremos as empresas de Carazinho como parceiras nesse projeto de inovação.”

 

Estiveram presentes na reunião almoço os convidados, Giezi Schneider, Coordenador da UPF TEC; Maciel Donato, Coordenador da UPF PARC; Munira Awad, Diretora do Campus UPF Carazinho e Fábio Cavol, proprietário da BSSOFT e associado da ACIC.

 

 

 

O próximo convidado do Ideias na Mesa será Gervásio Jorge Diel, Presidente do Sicredi Cooperação RS/SC.

 

O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas Hipermercado Boa Vista, Carazinho Veículos, Sicredi, SM Construções e Telha Certa.

 

Assessoria de Comunicação:

Jaciara Silva – Jornalista – MTB 14.282