NOTÍCIAS

Usina de Álcool foi pauta do Ideias na Mesa desta semana

08/JUL/2019

 

Usina de Álcool foi pauta do Ideias na Mesa desta semana.


Nesta segunda-feira (08) o empresário Henrique Leonhardt (Rede Boa Vista) foi o convidado especial do Ideia na Mesa da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), para falar sobre a Usina de Álcool, o novo empreendimento da família Leonhardt.


Uma ideia inovadora que foi desenvolvida na Universidade Federal do Tocantis (UFT), que é produzir o etanol a partir da batata doce industrial, do milho e do sorgo. A expectativa é que, em pleno funcionamento a usina produza cerca de 30 mil litros de etanol/dia, gerando aproximadamente 15 empregos diretos e mais outros tantos indiretos. A indústria será instalada em uma área de três hectares já pertencentes a família Leonhardt.

 

Cassiano Scheibe Vailatti, abriu a reunião almoço parabenizando Henrique pelo novo empreendimento. “A família Leonhardt está fazendo um novo investimento no município o que nos deixa muito felizes. No que podermos ajudar, conte conosco, em nome da Associação Comercial e Industrial de Carazinho.”

 

Um novo investimento para Carazinho.

 

“Pretendemos fomentar a agricultura familiar no município através da usina. Avalizamos escoar a produção daqueles que investirem nesse tipo de batata, que é diferente da que encontramos nos mercados.” Henrique Leonhardt, explicou como a instalação da usina fomentará a agricultura local e regional, além de reduzir o preço do combustível para o consumidor final, já que o etanol produzido passará a ser comercializado no próprio município. “Para ser ter uma ideia, podemos chegar entre R$ 2,40 e 2,50 o preço final do etanol na bomba” afirma.

 

O sócio proprietário da rede Boa Vista ainda ressalvou que a empresa já possui viveiros na cidade onde está sendo melhor analisado a cultura para matéria- prima principal que é batata doce. “Estamos trabalhando a análise de produção por hectare, cerca de 90 a 100 toneladas de batata doce e fechamos o valor com a cooperativa de Sarandi, de R$ 150,00 a tonelada de batata, e ainda terá o subproduto que é a ração” disse Henrique, afirmando que a ração gera também um bom lucro, mas que no momento não será feita a venda dela seca, já que isso geraria um custo maior de investimento, segundo o empresário “não necessário” no momento.

 

O empresário ainda destacou que a redução do custo operacional nos postos de combustíveis será grande, pois o etanol sairá direto para o posto, e ainda citou, “hoje o etanol comercializado em Carazinho vem de São Paulo e Mato Grosso o que gera um custo de frete, com a produção aqui no município, isso irá baratear muito para o consumidor final.” Henrique ainda pincelou acerca de uma segunda etapa da usina, “a partir do ano que vem vamos produzir álcool hidratado, mas para uma segunda fase da usina estamos vislumbrando a produção de álcool anidro que é o álcool que acompanha a gasolina, o que poderá gerar um custo menor na gasolina também” finaliza Henrique.

 

O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas Hipermercado Boa Vista, Carazinho Veículos, Sicredi, SM Construções e Telha Certa.

 

Assessoria de Comunicação:

Jaciara Silva – Jornalista – MTB 14.282