NOTÍCIAS

“O grande desafio do MP é mais fora, do que dentro do MP.” - Procurador Geral do Ministério Público RS esteve presente no Ideias na Mesa.

07/OUT/2019

 

 

Nesta segunda-feira (07), o Procurador Geral do Ministério Público (MP) do Estado do Rio Grande do Sul (RS), Fabiano Dallazen foi o convidado especial do Ideias na Mesa da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC).


Dallazen é graduado em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UPF) tem especialização em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e mestrado em Direitos Fundamentais pela mesma universidade. Atuou como Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público/RS, além de ter lecionado como professor da Faculdade de Direito Penal e Processual Penal do Instituto do Desenvolvimento Cultural do RS.

 

Na ocasião o presidente da ACIC, Cassiano Scheibe Vailatti, agradeceu a disponibilidade do Procurador em participar do Ideias na Mesa. “É uma honra e um prazer receber o Fabiano aqui na ACIC no evento Ideias na Mesa. Sabemos da agenda cheia do Promotor Geral do MP, e por isso ficamos lisonjeados com sua visita”

 

O prefeito de Carazinho Milton Schmitz, também discorreu durante a reunião almoço, elogiando o trabalho de Dallazen e falando da importância do trabalho do Ministério Público. “É uma satisfação estar aqui prestigiando o Fabiano, que já é amigo de longa data, e que é aqui da nossa terra. Carazinho tem orgulho de sua caminhada!”

 

Papel Institucional do MP do Rio Grande do Sul.

 

O procurador Dallazen iniciou sua glosa agradecendo o convite em estar na ACIC e em Carazinho, onde iniciou sua trajetória. “Que bom que criamos e deixamos vínculos em nossa caminhada” disse Dallazen.

 

O papel institucional do MP foi descrito pelo Procurador através de uma nova mentalidade de integração dos Poderes do Estado, que há uma necessidade de superar as demandas da sociedade de maneira ágil e eficaz. “Vivemos hoje uma crise política e orçamentária gravíssima! É preciso, urgentemente, uma união e harmonização entre os Poderes. Nós precisamos partir para um ambiente de modernização das instituições. Menos burocracia e mais efetividade” afirmou.

 

Com a atuação do MP, Dallazen situa o quão importante é a educação dentro de um contexto complexo de criminalidade, onde o investimento naquela área torna-se crucial no desmantelamento do crime organizado. “O crime organizado está tão violento que já está se estendendo para o interior do Estado. Por isso é preciso combater a raiz do problema, com planejamento, transparência e cooperação, resultando em efetividade social. O grande desafio do MP é mais fora do que dentro do MP.”

 

Fabiano Dallazen ainda pontuou sobre a atual situação política do País e defendeu o diálogo entre a sociedade, a harmonia e honestidade nos debates, “não se pode sentar à mesa para debater a situação do País com a ideia de vencer o diálogo. É necessário a troca de ideias e humildade para compreender o entendimento de todas as partes envolvidas no diálogo” afirmou Fabiano. E ainda, diz ser a favor de reformas e mudanças desde que somem ao País e a situação econômica, “precisamos criar regras que favoreçam a sociedade, este deve ser o objetivo de toda a reforma”, finalizou o Procurador.

 

Estiveram presentes no Ideias na Mesa, Julio César de Melo, Secretário Geral do Ministério Público do Estado do RS; Paulo Estevam Costa Castro Araújo, 1º Promotor de Justiça Criminal de Carazinho; João Paulo Bittencourt Cardozo, 2º Promotor de Justiça Criminal de Carazinho; Adriana Costa, Promotora de Justiça Especializada de Carazinho e Cristiano Ledur, Promotor de Justiça de Passo Fundo. Além destes, também estiveram presentes, o Prefeito Municipal de Carazinho, Milton Schmitz e o associado da ACIC, Alan Barriquel, sócio proprietário da Confraria das Bebidas Distribuidora.

 

O próximo convidado do Ideias na Mesa é a empresa Schuster & Medeiros, contando o seu case de sucesso. 

 

O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com os patrocínios das empresas, Hipermercado Boa Vista, Carazinho Veículos, SICREDI, SM Construções e Telha Certa.

 

Assessoria de Comunicação – ACIC

Jaciara Silva – Jornalista / MTB 14.282

Fotos: ASCOM MP