Secretária de Saúde e Chefe de Fiscalização de Carazinho foram os convidados do Ideias na Mesa desta semana.

21/06/2021

Nesta segunda-feira (21) estiveram presentes no Ideias na Mesa da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), a Secretária Municipal de Saúde, Anelise Schell Almeida e o Chefe do Setor de Fiscalização, Michael Gastring, ambos trataram sobre o combate a pandemia da covid-19 em Carazinho.

Na ocasião o presidente da ACIC, Cassiano Scheibe Vailatti, deu as boas-vindas aos convidados e ressalvou a importância da presença deles na entidade. “ Estamos todos ansiosos para sabermos com está o andamento do combate a pandemia em nosso município. É uma satisfação e também uma honra estar recebendo vocês aqui na ACIC e podermos debater a respeito da pandemia em Carazinho e todas as ações que vem sendo executadas” disse Vailatti.

A secretária Anelise, à frente da pasta durante todo o período de pandemia, iniciou sua explanação agradecendo o convite e falando sobre os dados a nível estadual. “Precisamos olhar os dados do estado para que possamos entender os números de Carazinho” disse, e ainda relembrou o plano de contingência do município que vem sendo executado desde o início da pandemia. “Desde o início da pandemia nós dispusemos as tendas de triagem, na UPA e no HCC assim como abertura de novos leitos covid, colocando na prática o melhor atendimento possível para nossa população” citou.

Ainda tratando de números, Anelise falou sobre a letalidade e a incidência do vírus no Brasil, estado, região e Carazinho, traçando um paralelo entre esses índices. O aumento de demanda em relação ao atendimento no HCC é notório desde o início deste ano chegando ao mês de junho com 15 pacientes em leitos de UTI, sendo que o hospital dispõe de 9 leitos UTI covid, o que demonstra essa forte demanda dos últimos meses. “Os números mostram que estamos operando com mais de 100% de nossa capacidade” assegura a secretária.

Sobre a vacinação da covid 19, a secretária afirmou que estamos com um bom número de vacinados, “das mais de 36 mil doses recebidas pelo município, todas foram aplicadas, quase não tivemos perdas, e essa é uma situação que nos deixa muito satisfeitos e contentes com esse resultado” garante Anelise. Com relação a porcentagem de vacinados, Carazinho está com 43% da população já com a primeira dose no braço e 15% com a segunda dose.

Com relação a fiscalização o Chefe do setor, Michael Gastring, que atua na área a mais de quatro anos, falou sobre como está sendo difícil a manutenção da ordem em relação as exigências sanitárias. “Há uma equipe grande, integrada de forma estratégica no município à mais de um ano, a cada momento estamos aperfeiçoando a maneira de atuar na fiscalização para termos uma dinâmica eficiente” diz Gastring, que ainda citou o último fim de semana onde foram mais de 30 autuações em relação a aglomerações, “Neste final de semana, em específico, tivemos ocorrência de aglomerações e festas em residências e também em estabelecimento comercial, todos foram autuados” cita Gastring.

Nos últimos dias a realidade no combate a pandemia vem sendo efetiva, principalmente em relação as aglomerações em residências, “nós temos um apoio muito importante da

Brigada Militar e assim podemos tomar medidas mais rígidas neste momento de fiscalização em residências” disse o chefe de fiscalização.

Gastring finaliza, citando os números da fiscalização. “Pode parecer exagero, mas já tivemos centenas de denúncias esse ano, dessas, 46 autuações efetivas e entre elas 31 são para pessoas físicas, na prática os estabelecimentos cumprem as normas. Estamos constantemente em campanha para a conscientização da população” finaliza.

O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas, Carazinho Veículos; Supermercado Economia e E-Atacarejo; Schuster & Medeiros; Seanet, Radiologia Carazinho; Sicredi e SM Construções.

Assessoria de Comunicação ACIC

Jaciara A. Silva – Jornalista – MTB 14.282