Deputado Estadual Fábio Ostermann esteve presente no Ideias na Mesa da ACIC.

29/06/2021

O Deputado Estadual Fábio Ostermann foi o convidado do Ideias na Mesa da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) nesta segunda feira (28), para falar do cenário econômico do Rio Grande do Sul e o papel da Assembleia Legislativa do Estado.

O presidente da ACIC, Cassiano Scheibe Vailatti agradeceu a presença do convidado e ressaltou a importância da participação dele na reunião almoço. “É com muita alegria que recebemos o deputado aqui na ACIC, para esse encontro, mesmo que virtual, para tratarmos de pautas relevantes para todos nós. ”

Fábio Ostermann iniciou sua participação desejando que em breve as reuniões possam voltar a ser presenciais. Em seguida começou sua explanação acerca dos desafios do legislativo e o trabalho na Assembleia. “Eu mantenho uma crítica contundente, porém sempre vejo um horizonte de melhoria para o nosso estado”, afirma Ostermann, e ainda “não podemos fazer parte de uma geração de perda de oportunidade”.

O deputado passou um breve contexto do cenário do estado, dizendo que o estado teve – nesse primeiro quadrimestre – um evento histórico de superávit orçamentário, que segundo ele, é fruto da redução de despesas a partir de reformas importantes que foram realizadas no RS. “ Também pudemos contar com o aporte histórico do Governo Federal, para que pudesse ser colocado as contas em dia”, afirma Ostermann

O parlamentar citou a última sessão no plenário da Assembleia em que foi aprovado um projeto para criação de oito novas promotorias, e junto a eles, mais oito cargos de assessores. “O ministério público (MP) é um dos órgãos que mais cresce no orçamento, passando da casa de 1,3 milhões de reais anual. ” Essa pauta foi aprovada em cima de “boas intenções”, de um discurso positivo segundo Ostermann, porém, os recursos são escassos e que deixaram de ser destinados para outros lugares.

“Essa dificuldade em que o estado vive hoje é sim fruto dessa dissonância cognitiva que pauta os debates públicos e que fazem com que os políticos acreditam ser uma coisa boa aprovar aumento de gastos e consequente aumento da máquina pública e dos impostos”, disse Ostermann sobre a incoerência de alguns parlamentares que aprovam esses gastos e ao mesmo tempo se dizem contra o aumento de impostos para os contribuintes.

Além de outros assuntos pertinentes, o deputado estadual finalizou sua participação afirmando mais uma vez o compromisso com o NOVO contra a abertura de novas vagas eletivas no estado. “Ingressamos com uma Ação Civil Pública para impedir a realização de novas contratações por parte do governo do estado”, finalizou Ostermann.

O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas, Carazinho Veículos; Supermercado Economia e E-Atacarejo; Schuster & Medeiros; Seanet, Radiologia Carazinho; Sicredi e SM Construções.

Assessoria de Comunicação ACIC

Jaciara A. Silva – Jornalista – MTB 14.282