Presidente da Assembleia Legislativa do RS esteve no Ideias na Mesa.

06/12/2021

Nesta segunda-feira (06) a Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) recebeu o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), Deputado Estadual Gabriel Souza.

Na ocasião o presidente da ACIC, Cassiano Scheibe Vailatti agradeceu a presença do convidado. “É uma satisfação receber o deputado Gabriel Souza aqui na ACIC e agradecer pela disponibilidade de estar presente neste evento” disse Vailatti.

Gabriel Souza é médico veterinário, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Direito Empresarial e Cidadania, nasceu em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Nas eleições de 2018, recebeu mais de 52 mil votos para um segundo mandato na Assembleia gaúcha, sendo o mais votado do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e veio até a ACIC para falar sobre o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.

Rio Grande do Sul: Competitividade, Estado e desenvolvimento.

Segundo o presidente da assembleia o estado do RS ocupa a quarta posição do ranking nacional do PIB ultrapassando os outros dois estados da região sul, Paraná e Santa Catarina, além de ser o sexto mais populoso do País. Ainda em se tratando de números de competitividade, o Estado está em 5º lugar em acesso ao saneamento básico (água) e o 7º em saneamento básico (esgoto), segundo dados do IBGE de 2019.

O convidado ainda citou acerca das políticas públicas baseadas em evidências entre equilíbrio fiscal, modernização do estado e rediscussão do tamanho e das funções do RS. “Em 2017 a assembleia aprovou a lei de incentivo a segurança pública, o qual se tornou referência para outros estados e ainda firmamos o regime de recuperação fiscal do estado, no ano seguinte” disse Gabriel Souza. E ainda, “aprovamos em 2019 a privatização da CEEE, da Sulgás e da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), tirando um enorme peso do estado” afirmou.

Sobre investimentos, o presidente da ALRS citou o Projeto Pavimenta, “que vai aplicar mais de R$ 170 milhões em obras de infraestrutura urbana” disse Souza, que ainda citou que 73% da malha das estradas são duplas ou triplas. No que tange a educação, Souza afirmou o investimento de mais de um bilhão para qualificação do ensino no estado e na saúde cerca de R$ 250 milhões para ampliar e qualificar a rede de saúde do RS.

O presidente da ALRS findou sua participação falando sobre a alíquotas majoradas. “As alíquotas majorada do ICMS de combustíveis, energia e comunicação terão queda de 30% para 25% e da alíquota modal de 17,5% para 17% em 2022” afirmou Souza.

Estiveram presentes no Ideias na Mesa, a vice-prefeita de Carazinho, Valéska Walber; o secretário de Desenvolvimento, Charles Setti; o Diretor de Indústria e Comércio, João Batista Prompt de Andrade; o vereador e associado da ACIC, Daniel Weber; o presidente da CDL, Zani da Costa Santos e do Sindicar, Moisés K. dos Santos; a presidente da OAB – Subseção Carazinho, Sandra Mara Zimmer e Fabrício Metzdorf, Diretor do Sindilojas representando o presidente. Ainda participaram os associados e membros do Conselho Deliberativo da ACIC, Adroaldo De Carli, João Carlos Schuster e Fábio Cavol Sühs.

O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas, Carazinho Veículos; Supermercado Economia; Schuster & Medeiros; Seanet  Radiologia Carazinho; Sicredi e SM Construções e Telha Certa.

Assessoria de Comunicação ACIC

Jaciara A. Silva – Jornalista – MTB 14.282