ACIC COMEMORA 20 ANOS DO PROGRAMA JUNIOR ACHIEVEMENT EM CARAZINHO

08/07/2015

Na noite desta terça-feira, 07 de julho, a Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) realizou um evento comemorativo pelos 20 anos da Organização Junior Achievement na cidade. O evento aconteceu na Bier Site Eventos e na ocasião, também se formaram as turmas de miniempresários que participaram do Programa Miniempresa em 2015.

Para celebrar as duas festividades, a ACIC promoveu um debate entre o reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) José Carlos Carles de Souza; o reitor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Marcos Ziemer; a vice-presidente da Federasul, Simone Leite e o presidente da ACIC, Jocélio Cunha. O debate foi mediado pela jornalista Nadja Hartmann e teve como tema, “a nova geração de empreendedores”.

Além dos painelistas, prestigiaram o evento, o prefeito Renato Süss, a secretária de Educação, Eloísa Dreyer, a coordenadora regional de Educação, Sandra Bandeira, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulino de Moura, o executivo da Junior Achievement RS, Daniel Fernandes, o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo (Acisa) Marco Mattos e o vice, Marco Silva. Além destes, presidentes e representantes de entidades e Márcio Beltrami, representando o deputado estadual Juliano Roso (PCdoB/RS).

Como um resgate histórico do que aconteceu na entidade em função da Junior Achievement, a ACIC promoveu o troféu “20 anos”, com o qual foram agraciadas pessoas, instituições de ensino e profissionais que colaboraram com a Organização nestas duas décadas. Receberam o troféu, Sidnei Olavo Meyer, Hélio Büllau, Adilson Lenhoart Franck, Jones Castoldi, Regina Vargas Graeff, Paulo Zanferrari e Nilve Ries Marques, representando Ernesto Guilherme Keller Filho, já falecido.

Ao todo, 56 alunos se formaram no Programa Miniempresa, estudantes dos Colégios Rui Barbosa e La Salle e da Escola Sorg. A miniempresa vencedora de 2015 foi a Tapetarium SA/E, do Colégio Rui Barbosa, que apresentou maior lucratividade. Neste ano, 40 voluntários trabalharam como advisers do Programa, que são os profissionais orientadores dos alunos durante as jornadas desenvolvidas nas escolas.

Simone Leite, que foi a paraninfa das turmas, relembrou que também foi achiever, ou aluna participante do Programa, na década de 90 e salientou aos formandos, alguns aspectos referentes ao sucesso profissional. “Um dos principais fatores de sucesso está na iniciativa. Empreendimentos profissionais nascem de ideias e determinação. Estes alunos estão plantando uma semente que certamente trará uma colheita de sucesso. O que eu desejo é que sempre tenham coragem de empreender”, declarou.

Para a coordenadora da Junior Achievement em Carazinho, designada pela ACIC, Andréia Schmitz, o Programa é importante porque desperta o espírito empreendedor dos jovens, fazendo com que se lancem no mercado de trabalho, mais preparados para os desafios que ele apresenta. “A comemoração foi excelente e nos surpreendeu positivamente. Com certeza o debate veio agregar muito à bagagem desses jovens, ao se prepararem para o mercado de trabalho”, destacou.

O presidente da ACIC, Jocélio Cunha afirmou que os alunos que participam do Programa Miniempresa têm um diferencial, porque escolheram investir seu tempo em empreendedorismo, ao invés de gastá-lo em coisas triviais. “O que nós desejamos para estes jovens, a partir desta experiência é que sigam neste caminho, sempre prezando pelos ensinamentos que obtiveram através da Junior Achievement e que no futuro também invistam no associativismo”, concluiu.