PREFEITO DE PASSO FUNDO PARTICIPA DE REUNIÃO-ALMOÇO DA ACIC

05/10/2015

00:00:00

A reunião-almoço semanal da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) desta segunda-feira, 05, contou com a participação do prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo (PSB). Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico daquele município, Carlos Eduardo Lopes da Silva e o secretário de Gestão, Diórges de Oliveira, além do presidente da Câmara de Vereadores de Carazinho, Paulino de Moura, do vereador Rudi Brombilla e do secretário de Desenvolvimento de Carazinho, Roberto Klein, representando o prefeito Renato Süss.

 

Primeiramente o prefeito apresentou uma prestação de contas do trabalho feito durante os três anos da sua gestão, especialmente nas áreas de infraestrutura, saúde e educação, além de explicar a formatação do governo. "A cada três meses fazemos uma avaliação nas áreas de atuação junto aos secretários, para verificar se as metas da gestão são cumpridas. Quando isso não acontece, infelizmente temos de substituir o secretário. Mas isso quase não ocorre. A escolha do grupo de secretários é feita com base em critérios técnicos e não políticos e é isso que tem dado resultados, porque são pessoas que conhecem o que estão fazendo", relata.

 

Além da revitalização e construção de novos parques, Azevedo falou sobre a criação de onze novas escolas, gerando em torno de 1.700 vagas para crianças de zero a seis anos. Desde o início da gestão, a prefeitura também se responsabilizou pelos uniformes escolares dos alunos da rede municipal, tendo distribuído mais de 140 mil peças de roupa. Na área da Educação, também foram instalados refrigeradores de ar em 409 salas de aula e adquiridos óculos para crianças de zero a seis anos que, durante consulta médica gratuita, apresentaram problemas de visão.

 

Na área da Saúde foram implantadas 16 unidades de agendamento de consultas pelo telefone, instituída a vacinação em casa para pessoas com mais de 60 anos e o programa Farmácia Móvel, montada em um furgão, que percorre os bairros para distribuir medicamentos. Em função destas e outras ações, a cidade recebeu este ano, o prêmio de Melhor Cidade Média do Brasil em Saúde, promovido pela Revista Isto É.

 

Na questão da segurança pública, o prefeito informou que, embora esta seja uma atribuição do Governo do Estado, algumas medidas estão sendo tomadas para combater a criminalidade no município. “Foram triplicados os núcleos de policiamento comunitário; também repassamos recursos para as polícias civil e militar; estamos recuperando 27 câmeras de videomonitoramento e estamos buscando trazer policiais de volta para a ativa, especialmente para o policiamento em espaços públicos”, detalha.

 

Gestão responsável

Azevedo falou também sobre a necessidade de uma nova forma de fazer política, que contemple a necessidade da população de ver resultados concretos e a aplicação responsável do dinheiro público. “Estamos vivendo no Brasil, um período muito difícil, que está exigindo muita habilidade dos gestores. As manifestações de julho de 2013 deixaram o recado de que a política tem que mudar. As pessoas querem o dinheiro público bem empregado, querem resultados. Nós reduzimos as horas extras, em três anos vamos gastar um terço do que foi gasto somente em 2012. Reduzimos sensivelmente a despesa com diárias. Reduzimos congressos seminários e eventos, em pelo menos 40%. Vamos iniciar uma pequena reforma administrativa que vai reduzir em torno de 30% os cargos de confiança”, afirma.

 

Sobre o aeroporto Lauro Kortz, o prefeito disse que está em constantes tratativas com as empresas responsáveis pelos voos, a fim de ampliar os serviços. Segundo ele, as obras de revitalização do aeroporto são necessárias e por isso o município está engajado nesse pleito regional, junto com a cidade de Carazinho e suas entidades, o que se justifica pelo embarque de 186 mil passageiros por ano.

 

O presidente da ACIC, Jocélio Cunha parabenizou o trabalho do prefeito pela racionalidade da gestão. “Uma explanação como esta serve de exemplo para qualquer gestão e mostra que é possível realizar um trabalho de qualidade, cortando gastos e priorizando as necessidades reais da população”, avalia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos do Post

Compartilhar