PREFEITO RENATO SÜSS PARTICIPA DA REUNIÃO-ALMOÇO DA ACIC

18/04/2016

Nesta segunda-feira, 18, o prefeito Renato Süss participou da reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC). O chefe do Executivo estava acompanhado dos secretários municipais de Desenvolvimento, Luciana Basso e de Planejamento, Roberto Klein.

Abrindo sua explanação, o prefeito comunicou que no próximo dia 29, às 14h acontecerá a Assembleia Geral Ordinária da Eletrocar, momento em que possivelmente será aberto o capital da empresa. "Convidamos a toda direção da ACIC para que esteja lá presente e sejam conhecedores dos números e da situação da empresa e o que estamos fazendo para que ela permaneça em nosso município", pontua.

Outro assunto abordado pelo prefeito é o Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT) que deve ser implantado no município, pelo menos inicialmente, nesta gestão. Trata-se de um programa que visa ampliar a arrecadação de impostos, sem aumentar as alíquotas, atualizando o cadastro dos contribuintes e regularizando obras. O recurso para a realização do trabalho já foi liberado por parte do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Roberto Klein detalhou que após aberta licitação, será contratada uma empresa que fará a atualização fotográfica das residências e prédios e a análise dos cadastros referentes a estas construções. A partir de então, serão corrigidos os valores da cobrança de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e estima-se que sejam arrecadados em torno de cinco milhões de reais, em um primeiro momento.

O secretário também relatou os trâmites relacionados à construção dos trevos de Carazinho, tanto o do Distrito Iron Albuquerque, quanto o da Ulbra e o que fica entre as empresas Stara e Semeato. O projeto de construção foi viabilizado pelas empresas circundantes em parceria com as entidades empresariais e de classe de Carazinho e agora será doado ao Executivo municipal, para que dê andamento às obras junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Süss confirmou a informação e disse que a partir de agora trabalhará para que esses trevos sejam construídos o mais breve possível.

Já a secretária Luciana Basso atualizou a diretoria da entidade sobre a questão do videomonitoramento na cidade. "A sala onde funcionará a central de videomonitoramento, que é junto a Brigada Militar, está em fase de conclusão. Serão instaladas em um primeiro momento, 14 câmeras e o espelhamento na Delegacia de Polícia Civil. Os lugares onde elas serão colocadas estão sendo discutidos em conjunto com as polícias e a Administração Municipal, explica.

Momento político brasileiro

Um dos temas tratados durante a reunião foi a votação da admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional, ontem, 17, em Brasília. O processo foi aceito por maioria de votos dos deputados federais e segue agora para apreciação do Senado.

Dentre as manifestações, a do professor Hélio Büllau, diretor da UPF/Carazinho e diretor de Empreendedorismo da ACIC foi uma das mais contundentes. "Sempre disse aos meus alunos que não existe farra sem ressaca. É isso o que temos visto nos últimos tempos e a conta está chegando. Não só a sociedade se tornou mais consumista, sem lastro para tal, como também a administração pública se tornou muito cara. Independente do resultado de ontem, o maior risco que corremos é uma articulação política de Lula para voltar ao poder. A recomendação é cautela e pé no chão porque a situação é bastante delicada", observa.

O presidente da ACIC, Jocélio Cunha agradeceu a presença dos representantes do Executivo e colocou a entidade novamente à disposição para continuar discutindo soluções que visem o bem comum da sociedade carazinhense. A próxima reunião-almoço da entidade será no dia 25 de abril.