CHEFE DA CASA CIVIL DO RS PARTICIPA DE REUNIÃO-ALMOÇO DA ACIC

03/06/2016

A reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) aconteceu extraordinariamente nesta sexta-feira, 03, e contou com a participação do Chefe da Casa Civil do RS, Deputado Federal Márcio Biolchi. Também estiveram presentes os assessores do político, Romano Guerra e Luiz Kunrath; o ex-prefeito de Carazinho, Aylton Magalhães; os vereadores Gian Pedroso e Estevão De Loreno e a presidente do Corede Produção, Munira Awad.

Biolchi ouviu algumas demandas regionais relatadas pelos empresários presentes e apresentou as ações que estão sendo praticadas para promover mudanças no Estado, especialmente nos quesitos da Transparência e de Avanços Legais. "Estamos em um momento de autocrítica, porque sempre procuramos soluções rápidas e fáceis, mas desta vez o Governo optou, mesmo diante do desgaste político, por promover as mudanças necessárias e isso será percebido pelas próximas gerações”, destaca.

Dentre as medidas tomadas pelo Governo para tornar o Estado viável, o Secretário destacou a suspensão de despesas por um ano, o contingenciamento do orçamento em R$ 1 bilhão, a redução de 20 para 29 secretarias, a redução em 645 dos cargos de confiança, a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, da Câmara de Conciliação de Precatórios, do Banrisul Seguradora, da readaptação de militares da BM, da previdência complementar, da negociação de financiamentos habitacionais da Cohab, entre outras.

Biolchi também citou medidas do ajuste fiscal tributário, que incluem modificações no IPVA, o Programa Especial de Quitação e Parcelamento (Refaz) a elevação dos saques dos depósitos judiciais, a limitação das RPV’s em 10 salários mínimos, ao invés de 40, a utilização de parte dos juros dos depósitos judiciais pelo Executivo, a renegociação da dívida com a União, leis de incentivo, entre outras. "Um dos grandes avanços foi garantir a exclusividade da folha de pagamento ao Banrisul, onde o servidor, embora esteja recebendo parceladamente, têm garantias", explica.

O carazinhense ainda expressou gratidão à entidade pela oportunidade de mostrar um pouco do que o Estado tem feito no enfrentamento da crise. “A ACIC é um espaço onde me sinto à vontade para de fato abrir a situação do Estado e principalmente, ouvir sugestões daqueles que realmente detêm o protagonismo das grandes ideias e um histórico de luta pelo que é melhor para Carazinho e região”, ressalta.

O presidente da ACIC, Jocélio Cunha agradeceu a presença do Chefe da Casa Civil na entidade, lembrando que ele é parceiro em alguns pleitos que são trabalhados em conjunto com a sociedade civil, as entidades empresariais e o poder público, como a criação de uma unidade do DETRAN/RS e de uma unidade do SEBRAE na cidade. A próxima reunião-almoço da entidade será no dia 13 de junho, com a presença do Deputado Federal Jerônimo Goergen.