ACIC RECEBE DIREÇÃO DA OAB DURANTE REUNIÃO SEMANAL

20/06/2016

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) recebeu nesta segunda-feira (20) para reunião-almoço o presidente da OAB no município, Tailor Agostini, acompanhado dos conselheiros estaduais da Ordem, Luciano Feldmann e César Souza, e do ex-presidente da OAB local, Julio Piva.

Eles falaram sobre a atual gestão da entidade no município, 2016-2018, dos desafios assumidos e da história da OAB nacional e em Carazinho. Dr.Tailor destacou a gestão do presidente Julio Piva e o que as últimas gestões conseguiram promover em benefício da Ordem, incluindo a construção da nova sede, toda com recursos próprios. Informou que Carazinho tem 514 advogados inscritos, e a finalidade da OAB, que é  instituir e dar pareceres, contendo várias comissões, como a do jovem advogado, que auxilia os novos profissionais. “Nosso desafio é dar continuidade, de forma que a Ordem seja sempre protagonista, como é em defesa da Constituição, e vimos nos processos de impeachment, na defesa do estado democrático de Direito, em defesa da lei” destacou.

O Dr. César Souza contou um pouco da história da Ordem com relato que começou na época do império, até a instituição dos advogados, e de protagonistas no Rio Grande do Sul, como Pinheiro Machado, Rui Barbosa e Luís Gama. Foi lembrado, ainda, o atual presidente da OAB nacional, o gaúcho Claudio Lamachia, a gestão que imprimiu quando presidia a OAB no Rio Grande do Sul, e a credibilidade que conferiu à entidade e hoje é referência nacional.

Conselho da Comunidade

O conselheiro Luciano Feldmann, que é também presidente do Conselho da Comunidade, cuja atuação é presente no Presídio Estadual de Carazinho, fez uma abordagem, ainda, referente a fuga de 21 detentos no dia 10 deste mês, e da gravidade do fato.  “É uma situação que não podemos aceitar de maneira alguma, um estado de falência do sistema prisional, e a preocupação que se tem hoje é mantê-los presos”. Relatou o trabalho do Conselho da Comunidade e o que foi possível executar nos últimos anos, como a construção de novas celas, de um piso que dificultou as fugas pelo solo, mas que não há mais recursos para custear essas obras. O fato motivou reunião nesta mesma segunda-feira, no fórum, com representantes dos municípios da região, em busca de parcerias financeiras.

A respeito desse assunto, o presidente da ACIC, Jocélio Cunha, informou que o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Wantuir Francisco Brasil Jacini, estará em Carazinho na próxima semana para participar da reunião-almoço da entidade, que, excepcionalmente será na terça-feira, dia 28.

Eletrocar

O gerente comercial da Eletrocar, Fernando Vanin, participou divulgando reunião do conselho de consumidores da Eletrocar que acontece na próxima quinta e sexta-feira, dias 23 e 24 de junho, na sede do Sindicato Rural. Na quinta será às 13h30min, e na sexta, às 8h. Na pauta assuntos de interesse dos consumidores. A ACIC está representada no conselho de consumidores.