REPRESENTANTE DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO PARTICIPA DE REUNIÃO-ALMOÇO DA ACIC

28/06/2016

Realizada extraordinariamente nesta terça-feira, 28, a reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) recebeu o diretor do Departamento de Gestão Estratégica Operacional da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Coronel Luiz Dulinski Porto, representando o secretário da pasta, Wantuir Jacini. O comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto (CRPO) Coronel Fernando Bicca; o comando do 38 Batalhão de Polícia Militar (38 BPM); o Delegado Regional de Polícia, Arlindo Cunha e o presidente do Corede Alto Jacuí, Roberto Visoto também estiveram presentes.

Atendendo a uma demanda urgente da comunidade carazinhense por investimentos no Presídio Estadual de Carazinho (Pecar) o diretor aproveitou a oportunidade para anunciar um aporte de recursos no valor de 100 mil reais para a instituição. O valor deve ser aplicado em reformas que evitem novas fugas como a ocorrida no último dia 10 de junho, quando 21 apenados evadiram do local.

O diretor falou sobre o Plano Emergencial de Segurança que será lançado esta semana pelo Governo do RS. Segundo ele, as medidas serão tomadas de acordo com a disponibilidade financeira do Estado, a fim de conter a crescente violência que atinge o RS. Ele também falou sobre o sistema integrado de segurança pública, que faz parte do projeto governamental para a área, visando utilizar a tecnologia como ferramenta principal para suprir o baixo efetivo.

Porto apresentou ainda, um estudo da situação da violência no RS, cujo levantamento demonstra que 85% da criminalidade se concentram em 19 municípios do Estado. Com isso, o investimento maior do Plano de Segurança deve se concentrar nesses locais.

Sobre o aumento de efetivo, o diretor foi taxativo ao afirmar que não vai acontecer, a não ser pelos dois mil concursados que deverão ser chamados de maneira paulatina. "Será feito um estudo para ver onde serão lotados e isso será feito de maneira a não comprometer o orçamento. Precisamos trabalhar de forma real e eficaz", declara.

Já sobre as políticas de ações integradas, Porto relatou o plano de Sistema Integrado de Segurança Pública, que será lançado no mês de outubro e se caracteriza pela união de esforços em torno da questão. Municípios, Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, federações e outros órgãos devem, conforme o plano, cooperar entre si para a diminuição da criminalidade no Estado. "Hoje os sistemas funcionam de maneira isolada, permitindo que a criminalidade tenha segmento e continuidade. É preciso convergir esforços e ter uma doutrina única na resolução dos problemas da segurança pública", destaca.

O presidente da entidade, Jocélio Cunha agradeceu a presença do Coronel Porto e citou a importância do anúncio de recursos para o Pecar como ponto alto da reunião. "Diante dos últimos acontecimentos relacionados a fugas no Pecar, esse valor vem ao encontro de um anseio que temos como empresários e como cidadãos, pois essas fugas resultam no aumento da criminalidade e da sensação de insegurança. Ficamos muito satisfeitos com esse esforço do Governo do Estado, mesmo em meio à escassez de recursos, de investir em nossa segurança”, afirma.

Viagem a Brasília

Durante a reunião-almoço desta terça-feira, o presidente da ACIC, Jocélio Cunha também repercutiu alguns pontos de sua viagem a Brasília, ocorrida entre os dias 21 e 24 de junho. Cunha cumpriu extensa e produtiva agenda junto ao Gabinete do Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, em tratativas com diversos órgãos sobre questões que envolvem o desenvolvimento local e regional, como os novos trevos de acesso a Carazinho, aeroportos, entre outros.

Na ocasião, o presidente da ACIC constatou a dimensão do trabalho do Ministro e de seu chefe de gabinete, Paulo Arsego e o esforço empreendido para que o tempo em que estiverem à frente do Ministério do Trabalho seja produtivo para o País e especialmente para a região de Carazinho.

Cunha também frisa que deve haver, por parte das lideranças políticas locais e regionais, uma contínua busca pelos benefícios que a presença de um Ministro carazinhense pode trazer à região. “Pude constatar que realmente, como Ministro de Estado, o poder de mobilização de Ronaldo Nogueira agora é muito grande. Se existe um momento em que precisamos estar unidos na busca de apoio e recursos junto ao seu gabinete, é este”, conclui.