REITOR DA UPF PARTICIPA DE REUNIÃO-ALMOÇO DA ACIC

08/08/2016

A reunião-almoço da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) desta segunda-feira, 08 contou com a presença do reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) José Carlos Carles de Souza. O objetivo do encontro foi falar sobre assuntos de interesse regional.

O reitor falou sobre a Universidade e suas perspectivas para os próximos anos. Também apresentou as novidades relacionadas aos polos tecnológicos gerenciados pela UPF em parceria com o Governo do Estado. São eles: polo têxtil e de erva-mate, pedras, gemas de joias, turismo, moveleiro, industrialização de grãos e alimentos, desenvolvimento científico e tecnológico e metal-mecânica.

Souza também apresentou à diretoria da ACIC, o Parque Científico e Tecnológico, que é uma proposta desenvolvida pela UPF em parceria com os governos Municipal e Estadual e com empresários. Trata-se de uma incubadora de empresas, que capta e investe recursos em ciência e tecnologia. A grande novidade para o início de setembro é o protótipo de um carro elétrico que chegará ao Parque para ter sua tecnologia melhorada.

Sobre a questão das BR's 153 e 285, cuja pavimentação e duplicação, respectivamente, fazem parte de um pleito comum entre a Universidade e a ACIC, o reitor relatou os últimos esforços para que as demandas se concretizem. Segundo ele, no mês de outubro de 2015, durante um fórum ocorrido na UPF que tratou de questões relacionadas ao desenvolvimento regional, a questão avançou para a criação de um comitê que trata exclusivamente do tema.

A partir desse comitê foi feita a coleta de 20 mil assinaturas que serão anexadas a um dossiê a ser entregue à Assembleia Legislativa, à bancada gaúcha no Senado e ao DNIT, a fim de endossar o pleito. Souza relatou durante a reunião, que o Estudo de Viabilidade Técnica (EVTEA) concluiu que é viável a pavimentação da BR 153 no trecho Passo Fundo-Erechim.

Souza também expôs durante a reunião, uma novidade para a questão da BR 153. “Existe a possibilidade de que o Batalhão Rodoviário do Exército assuma a pavimentação da BR 153, o que descartaria a necessidade de licitação pública para a realização da obra. Isso encurtaria muito o caminho, já que pagamos alto preço pela protelação causada por esse processo", destaca.

Já sobre o trecho Passo Fundo-Carazinho da BR 285, Souza apresentou algumas melhorias que foram feitas, como a criação de terceira pista em alguns trechos. Para outros trechos, o EVTEA já foi homologado, restando apenas ser suspenso o contingenciamento de recursos por parte do DNIT.

O presidente da ACIC, Jocélio Cunha agradeceu a presença do reitor na reunião-almoço e deixou pré-agendada uma visita dos diretores da entidade às instalações do Parque Científico e Tecnológico da UPF.

COAJU

A vice-presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU) designada pela ACIC, Danusa Ribeiro também participou da reunião-almoço. Ela é bióloga e foi eleita para o cargo no último dia 28 de julho.

Danusa falou sobre a importância do COAJU para Carazinho e região e agradeceu a oportunidade de representar a ACIC junto ao Comitê.  “O COAJU é fundamental para garantir a qualidade da água consumida por 42 municípios da região. É mantido por recursos do Conselho de Recursos Hídricos e possui um cronograma a ser cumprido, com atividades de educação ambiental, mídia e divulgação”, explica.