IDEIAS NA MESA DA ACIC RECEBE PRESIDENTE DA COTRIJAL, NEI CÉSAR MÂNICA

20/03/2017

00:00:00

 

O Ideias na Mesa da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) desta segunda-feira, 20, recebeu o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica. Também estiveram presentes, o vice-presidente da Cooperativa, Ênio Schröeder; o prefeito de Carazinho, Milton Schmitz e o presidente do Sindicato Rural, Leomar Tombini.

 

Mânica falou sobre o momento atual da agricultura no Brasil, sobre a economia, o mercado e a corrupção na política. “O Brasil tem jeito, mas precisam ser tomadas algumas medidas duras. A corrupção é uma questão cultural, que precisa ser extirpada. Acredito que vamos mudar o País, talvez não em nossa geração, mas é preciso começar agora. A limitação que os EUA estão impondo a alguns países é uma dificuldade, mas pode ser vantajosa para o Brasil no caso da abertura de mercado. Portanto, o cenário não é ruim”, acredita.

 

Sobre a projeção de uma grande safra de soja neste primeiro semestre de 2017, o presidente da Cooperativa foi cauteloso. “Em setembro, outubro e novembro do ano passado o preço foi supervalorizado, o que fez com que o produtor deixasse de comercializar e com isso acabou perdendo. É dinheiro que deixou de girar na economia. Pelo que estamos vendo, será a melhor média de colheita em muitos anos. Precisaremos movimentar milhões de sacas de soja. Mas temos que ser cautelosos porque o mercado é muito inseguro. Será uma grande safra, mas ninguém vai ganhar rios de dinheiro porque o mercado está além da colheita”, avalia.

 

Já sobre a Expodireto Cotrijal 2017, Mânica destacou que a feira superou todas as expectativas, inclusive, as mais otimistas. Os números são: 2,1 bilhões de reais em negócios; 511 expositores; 240.600 visitantes e 84 hectares de área utilizada, além da presença de 70 países dos cinco continentes.

 

Questionado sobre qual seria o segredo para que a feira seja tão promissora, Mânica elencou os itens que acredita serem responsáveis pelo sucesso do evento anual. “A Expodireto cresceu mais rápido do que imaginávamos. Nunca pensamos que um dia teríamos uma feira desse porte. Isso se deve ao foco na inovação e tecnologia e ao fato de ser uma feira voltada exclusivamente para o agronegócio. A cada ano fomos identificando as dificuldades e assim formando um conceito elevado sobre a feira. Se o foco não for claro, a feira perde a finalidade”, explica.

 

 

O presidente da ACIC, Jocélio Cunha agradeceu a presença do presidente da Cotrijal no evento semanal da entidade e disponibilizou a Associação para eventuais parcerias em pleitos comuns à região. Na próxima semana, o convidado do Ideias na Mesa será o diretor geral da Faculdade IMED de Passo Fundo, Eduardo Capellari. 

Fotos do Post

Compartilhar