DIRETOR GERAL DA FACULDADE IMED PARTICIPA DO IDEIAS NA MESA DA ACIC

27/03/2017

Nesta segunda-feira, 27, o Ideias na Mesa da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) recebeu o diretor geral da Faculdade Meridional (IMED) Eduardo Capellari. Também estiveram presentes, a professora Márcia Capellari; o presidente da CDL, Evandro Zanolla; o comandante interino do 38 BPM, Capitão Jarbas Bohrer e o gerente geral dos Correios de Carazinho, José Odil dos Santos.

A IMED é uma instituição educacional fundada há 12 anos, que oferece cursos nas áreas de Direito, Administração, Sistemas de Informação, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Odontologia, Ciência da Computação, Medicina, Engenharia Mecânica, Medicina Veterinária, além de mestrados em algumas destas. Sua missão é proporcionar um centro de excelência acadêmica para a formação de sujeitos capazes de compreender e transformar a realidade em que vivem.

Capellari falou sobre a construção da reputação da instituição educacional, que segundo ele, também é o mesmo caminho traçado pelas empresas. "Investimos muito na excelência do ensino, alcançando um público específico, que possui mais tempo diurno para se dedicar aos estudos. Também aplicamos profissionalismo à gestão, garantindo a qualidade de todos os processos realizados na IMED", explica.

Recentemente, a IMED inaugurou uma unidade em Porto Alegre, onde foram investidos 10 milhões de reais em infraestrutura e equipamentos, em uma área de 4.500m², com possibilidade de expansão para 12.000m².  “O principal objetivo da expansão para Porto Alegre é utilizar a capital como plataforma de relacionamento com o mundo empresarial”, afirma o diretor da instituição educacional.

Atualmente, a unidade da IMED de Passo Fundo conta com 4.614 alunos. O faturamento em 2016 foi de 77.357.530 milhões de reais e a previsão para 2017 é de 86.767.618 milhões de reais. O lucro líquido deve chegar a pouco mais de 8 milhões de reais.

Dentre os desafios da IMED para os próximos anos, está a construção do campus Passo Fundo em sede própria, em área já adquirida de 45 hectares e transformar a IMED em Universidade. “Uma das maiores preocupações que temos, no entanto, é que o RS está perdendo talentos por causa da situação econômica. Já caímos da quarta para a quinta economia do País, famílias tradicionais no mundo dos negócios estão se desfazendo de suas empresas. Em algum momento esse estado das coisas pode não nos ajudar. Estamos nos aproximando do mundo empresarial, justamente para tentar formar uma nova geração de líderes e políticos”, destaca.

Outro percalço assinalado por Capellari, que a IMED tem contornado desde a sua implantação em Passo Fundo é a questão do aeroporto Lauro Kortz. “Quando falamos em conhecimento, a maneira mais eficaz de expandi-lo é através da ciência. Como vamos, por exemplo, trazer um médico de renome, um cientista, para um seminário em Passo Fundo, com apenas uma empresa de aviação atuando e que corre sempre o risco de ter voos cancelados devido ao mau tempo? É preciso que a expansão do aeroporto seja urgente”, frisa.

Conforme o presidente da ACIC, Jocélio Cunha, exemplos como o da IMED são fundamentais para que as empresas se espelhem e continuem crescendo e investindo, mesmo em cenários econômicos não tão favoráveis. O convidado do Ideias na Mesa da próxima semana é o Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP/RS).