IDEIAS NA MESA RECEBE O DEPUTADO FEDERAL JERÔNIMO GOERGEN

03/04/2017

Nesta segunda-feira, 03, o Ideias na Mesa promovido pela Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) recebeu o deputado federal Jerônimo Goergen (PP/RS). Também participaram do encontro, o vice-prefeito Fernando Sant'Anna de Moraes; o presidente do Sindicar, Moisés Santos; o vereador Daniel Weber e o presidente da Câmara de Vereadores, Estevão de Loreno.

O tema da palestra apresentada pelo deputado foi "O Brasil em Reforma", que tratou das reformas em curso propostas pelo Governo Federal. "Penso que a reforma tributária deveria ter sido tratada primeiro, diminuindo a complexidade do sistema de tributação no Brasil. Depois dela, uma reforma política, já que a crise só tem a possibilidade de acabar com uma nova eleição, em novos termos. Em terceiro lugar a reforma trabalhista, dando segurança jurídica às relações de trabalho, dando ao acordo a validade de lei. E só então a previdenciária, que é muito mais complexa", afirma.

Sobre o Projeto de Lei da terceirização, aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 22 de março, o deputado pontuou o que considera como benefícios aos trabalhadores e ao setor produtivo brasileiro. “Ela consagra a responsabilidade subsidiária da empresa tomadora de serviços, define a responsabilidade com a prestação de serviços determinados e específicos, chancela outras leis já existentes, dá mais segurança aos trabalhadores terceirizados que existem aos milhões, além de evitar a pejotização”, destaca.

Ainda sobre a reforma previdenciária, Goergen afirma que embora seja aliado do Governo, discorda da forma como ela está sendo apresentada. “O governo aumenta o tempo de contribuição e cobre o que está fazendo falta, mas isso não é perene. Por isso sou coautor da lei de Previdência Livre, baseada no modelo canadense, que separa a seguridade social da previdência. Os quatro pilares da proposta são: renda básica do idoso, benefício contributivo por repartição, fusão do FGTS com o seguro desemprego e benefício contributivo voluntário por capitalização. Isso dá uma perspectiva de igualdade entre os brasileiros”, acredita.

Sobre a reoneração da folha de pagamento, que é o fim do benefício antes concedido a alguns setores, Goergen também se posicionou desfavoravelmente. “É uma decisão contraditória, porque estamos falando em reforma trabalhista, em terceirização, para dar à indústria o poder de contratação, para aumentar vagas de emprego, e aí o Governo aumenta a carga tributária”, contesta.

Concessão da BR 386

Um dos temas mais controversos apresentados pelos empresários ao deputado foi o da concessão da BR 386. Goergen integra o Grupo de Trabalho criado para discutir a questão e que deve apresentar uma proposta à ANTT em duas semanas.

O presidente da ACIC, Jocélio Cunha reafirmou a posição da entidade sobre o assunto e pediu ao deputado que represente os interesses de Carazinho e região no que diz respeito ao pedagiamento da BR 386. “Somos favoráveis à concessão, porque é uma maneira plausível de vermos concretizada a duplicação da rodovia. Porém, o modelo precisa ser aperfeiçoado, precisa haver a readequação de valores e a aceleração das obras de infraestrutura, pois este modelo apresentado não atende aos anseios do povo gaúcho. Contamos com o deputado Jerônimo Goergen para fazer valer o nosso pensamento junto a este Grupo de Trabalho e à ANTT”, declara.

Goergen sinalizou que a posição do Grupo de Trabalho está alinhada a este pensamento. “Na verdade, não deveria ter pedágios porque já pagamos impostos para ter boas estradas. Porém no Brasil real não é assim. Então a nossa proposta é retirar alguns benefícios que seriam oferecidos no trecho concedido, como ambulâncias e videomonitoramento, para assim diminuir o preço do pedágio”, explica.