PRESIDENTE DA FUNDACENTRO PARTICIPA DO IDEIAS NA MESA DA ACIC

19/06/2017

Nesta segunda-feira, 19, o convidado do Ideias na Mesa da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) foi o presidente da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) Paulo Ricardo Arsego. Também estiveram presentes o secretário do PTB de Carazinho, Rudinei Brombilla e o presidente do partido, Wilson Moreira.

Criada oficialmente em 1966, a Fundacentro teve os primeiros passos de sua história dados no início da década, quando a preocupação com os altos índices de acidentes e doenças do trabalho crescia no Governo e entre a sociedade. Já em 1960, o Governo brasileiro iniciou gestões com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com a finalidade de promover estudos e avaliações do problema e apontar soluções que pudessem alterar esse quadro.

Hoje, a Fundacentro está presente em todo País, por meio de suas unidades descentralizadas, distribuídas em 11 Estados e no Distrito Federal. Atuando de acordo com os princípios do tripartismo, a Fundacentro tem no Conselho Curador sua instância máxima. Nele estão representados, além do governo, os trabalhadores e empresários, por meio de suas organizações de classe.

O ineditismo e a importância de seus estudos deram à Fundacentro a liderança na América Latina no campo da pesquisa na área de segurança e saúde no trabalho. A Fundacentro é designada como centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de ser colaboradora da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Arsego falou sobre a importância da Fundacentro no resguardo do trabalhador através da pesquisa e difusão de programas de qualidade na proteção, saúde e segurança do trabalho. "O maior capital da Fundacentro é o conhecimento. A pesquisa e suas aplicações têm colaborado há 50 anos com o mundo do trabalho, mas também respondendo às necessidades do mundo empresarial, que possui suas próprias demandas na relação com o empregado”, destaca.

O presidente da ACIC, Jocélio Cunha lembrou que Arsego é mais um filho de Carazinho que orgulha a cidade pela excelência do trabalho realizado em prol do País. Na próxima semana, a convidada do Ideias na Mesa será a presidente do Badesul, Susana Maria Kakuta.

Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC e faz parte das ações de comemoração dos 100 anos da entidade, que serão completados em 15 de janeiro de 2018. As empresas patrocinadoras do evento são: Carazinho Veículos, Hipermercado Boa Vista, Sicredi, SM Construções e Telha Certa.