O presidente da ACIC, Jocélio Cunha, participa do debate na Jornada Brasileira de Relações do Trabalho realizada em Carazinho.
28/06/2018
00:00:00
Nesta quinta-feira (28) aconteceu no Clube Comercial de Carazinho mais uma edição das Jornadas Brasileiras de Relações do Trabalho, que acontece de 19 de junho a 28 de setembro deste ano. Este evento percorre capitais e cidades do interior com o intuito de explicar as Novas Leis Trabalhistas. Foram debatedores deste evento em Carazinho o filosofo e professor universitário, Denis Rosenfield; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª região, Amaury Pinto Rodrigues; ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alexandre Agra e Ronaldo Nogueira, ex-ministro do Trabalho e Deputado Federal.
Ronaldo Nogueira abre os debates contando um pouco de sua trajetória de vida humilde e de muito trabalho “Aos 16 anos minha mãe comprou uma máquina de corta grama e eu comecei a trabalhar” lembra o deputado. Agradece também a todas as instituições colaboradoras deste acontecimento citando a ACIC como grande parceira deste.
O ex-ministro relata o princípio da Reforma Trabalhista, seus apoiadores e colaboradores, exaltando a importância da modernização das leis trabalhistas para o crescimento de postos de trabalho no país. “O Brasil é o único país que fez uma reforma sem que os trabalhadores perdessem, se quer, um direito trabalhista, nós queremos a proteção dos direitos e a segurança jurídica e assim a produção de mais de 30 mil postos de trabalho no país” afirmou Ronaldo. O Deputado Federal ainda relatou sobre como foi preciso impor o diálogo como o principal meio de formação da Reforma Trabalhista deixando de lado todo tipo de interesse e focando somente na melhoria do país. “Quem aposta que o Brasil não vai dar certo vai errar pois o Brasil vai superar, o brasileiro vai conseguir seus dois endereços principais, o de onde mora e o de onde trabalha” finalizou.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) Jocélio Cunha se fez presente na reunião almoço como convidado e representante desta importante Instituição Carazinhense. Jocélio fez uso da palavra, enquanto participante da mesa principal e ressaltou a importância da Reforma Trabalhista. “A modernização das leis trabalhistas em nada prejudicou o trabalhador, pelo contrário, veio para melhorar, e aqui estamos para promover a iniciativa deste debate.”
O debate sobre a Modernização Trabalhista
Alguns pontos da Reforma Trabalhista foram citados pelo filosofo e professor universitário Denis Rosenfield, como o ponto de vista dos Sindicatos, referindo-se a não obrigatoriedade de colaboração sindical. “O descontentamento dos sindicalistas foi a retirada do pagamento obrigatório ao sindicato, e isso foi feito pelos deputados” disse Rosenfield que ainda exemplificou “É importante o sindicato para correlacionar este diálogo entre o trabalhador e o empresariado.” Ainda dentro do contexto da reforma Rosenfield afirma, “almejamos a liberdade de escolha, de negociação no ambiente de trabalho e isso não derruba nenhum direito, o que houve foi uma modificação através do princípio da liberdade de escolha.”
No uso da palavra o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª região, Amaury Pinto Rodrigues, falou sobre as relações do jurídico e do trabalho. “As relações jurídicas tem movimento pendular, ou seja, as vezes beneficia um lado, as vezes outro e a sociedade clamou por uma posição de equilíbrio, e isso foi feito na reforma” pontuou Rodrigues. E concluiu posicionando-se a favor da modernização das leis trabalhistas. “Foi um passo muito importante, muito significativo para a sociedade brasileira” disse Rodrigues.
O Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alexandre Agra dissertou brevemente sobre o novo sistema de relações de trabalho. “Nossa CLT era omissa e principalmente avessa as relações de trabalho, ao diálogo entre empregado e empregador” afirmou. E ainda atentou-se ao ponto da efetiva mudança de relação de trabalho. “A reforma trabalhista está como um instrumento de flexibilização das normas de trabalho e atende os problemas peculiares de cada ambiente” citou Agra.
Cerca de 300 pessoas estiveram presentes neste evento.
Assessoria de Imprensa:
Jaciara A. Silva – Jornalista – MTB 14.282
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos