“Elas e o Poder da Mudança”, marca o primeiro evento do EMPODERA CARAZINHO.

04/07/2019

Na noite desta quinta-feira (4) foi realizado o evento EMPODERA CARAZINHO, no Palácio do Comércio, sede da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC).

O EMPODERA CARAZINHO, foi realizado em parceria pela ACIC e Universidade de Passo Fundo (UPF), com o intuito de potencializar o empreendedorismo feminino no município de Carazinho e região. Na noite de ontem, o evento foi denominado “Elas e o Poder da mudança”, onde seis mulheres de diferentes segmentos da economia e gestão, que se destacam em suas funções falaram acerca de suas trajetórias à frente dos negócios.

Na ocasião o presidente da ACIC Cassiano Scheibe Vailatti, falou brevemente sobre a importância desse movimento, não somente para as mulheres mas para Carazinho. “É impressionante o quanto esse movimento tornou-se coletivo, e hoje vendo essa casa cheia de mulheres brilhantes eu estou certo de que este projeto tende a se expandir cada vez mais.”

Este primeiro evento do EMPODERA CARAZINHO, foi feito em formato de ted talk, onde as convidadas puderam contar um pouco de suas histórias, de maneira descontraída, inspirando todas as presentes para que também valorizem as suas histórias e conquistas, criando a partir disso um movimento coletivo de empoderamento, não exclusivo das mulheres, mas sim, de Carazinho.

As convidadas

Neste primeiro encontro, seis mulheres inspiradoras contaram suas jornadas para estarem onde hoje estão. Anelise Schell Almeida, Secretária de Saúde de Carazinho, relacionou seu empoderamento com a luta que travou diariamente ao aceitar desafios ao longo de sua história. “Eu aceitei desafios que nem eu mesma acreditava supera-los, mas segui em frente e nunca pensei em desistir” afirmou Anelise.

A professor e doutora Bernadete Maria Dalmolin, reitora da UPF, mencionou o fato de ser a primeira reitora em 50 anos de existência da universidade, e que a persistência caminhou ao seu lado em todos os momentos difíceis. “Tive uma infância difícil como a maioria das mulheres que nasceram no meu tempo, mas eu sempre fui persistente em meus objetivos e isso me fez chegar onde cheguei hoje” destacou Bernadete.

Carin Krüger, sócia da empresa Telha Certa, mencionou o quanto sua jornada foi marcada por elementos que hoje a tornaram uma mulher empoderada , e que o comprometimento com suas escolhas foi fundamental na sua vida. “Eu sempre fiz as minhas escolhas, porque eu posso! Eu posso ser que eu sou hoje, quem eu quero ser amanhã, porque o meu comprometimento é comigo e não com que os outros definem sobre mim” enfatizou Carin.

A sucessão familiar foi o grande desafio da jovem administradora Laís Tombini Hommerding, Diretora Executiva de O Boticário. “Comandar uma empresa que era administrada pelos meus pais foi muito difícil e desafiador, pois as expectativas eram sempre grandes. Eu era muito jovem, e por isso, busquei na capacitação e no trabalho as ferramentas necessárias para o sucesso na sucessão do negócio da minha família. Hoje me sinto realiza” relatou Laís.

No agronegócio, Luciane Rheinheimer Engenheira Agrônoma, também contou sua história de superação. Mesmo tendo perdido o pai e gestor dos negócios da família cedo, sempre se comprometeu com a continuidade dos negócios familiares, apoiando-se na busca pelo conhecimento e na coragem de seguir em frente. “Sempre busquei me aperfeiçoar, buscar conhecimento sobre as coisas, segui cuidando da propriedade que era de meu pai e sou uma mulher e mãe realizada” disse Luciane.

Em um ambiente de maioria masculina, a Advogada e atual Presidente da OAB Subseção Carazinho, Sandra Mara Zimmer fechou o primeiro evento do EMOPDERA CARAZINHO, como muita emoção ao contar sua trajetória de luta. “Sempre quis fazer Direito, e me tornei advogada em uma época em que as mulheres tinham cotas dentro da OAB. Sempre busquei o meu espaço e me especializei em Direito Previdenciário, acreditando ser uma área onde o cunho social é muito forte. Sou realizada com minha profissão e tenho orgulho de ser a primeira mulher presidente da OAB subseção Carazinho em 51 anos de história. Fui mãe no mesmo período em que estudava e isso não me impediu de seguir firme no meu proposito” finalizou Sandra.

O EMPODERA CARAZINHO, foi um grande sucesso, o que reforça o desafio de manter vivo este tipo de evento, ampliando cada vez mais o seu espectro e alcance, beneficiando não só o gênero feminino, mas sim, toda a cidade de Carazinho e região.

Este projeto contou com o patrocínio das empresas CONSTRUTORA JOSUÉ, MÓVEIS SEBBEN, SEANET TELECON, UNICRED VTRPP E UNIMED.

Assessoria de Comunicação:

Jaciara Silva – Jornalista – MTB 14.282